Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Por esse olhar (10 dias que fiquei internado no hospital) - por Sergio Martins




A escuridão cobrirá o azul das montanhas enquanto alguém terá a luz da vela. A calada madrugada será os acordes da nova canção - aquela em que o romance para com a vida não morrerá. Sempre que o sol despontar e voarmos os olhos para sua alegria, nos lembraremos de toda penúria de hospital, das perdas significativas, da experiência-quase-morte, das coisas que poderiam... das pessoas que não souberam...
Por esse olhar, o crepúsculo vespertino será metáfora reticente: a volta cotidiana da saudade de ser aquele ser... a graça de fazer da arte um caminho para o mar... então, iremos crer que até mesmo aquela chuva lavou-nos dos absurdos agouros. E até no pico da montanha encoberto pela nevasca, haverá o prazer de contemplar as pequenas luzes que a noite acenderá: a apreciação da beleza mata o medo de altura. Com este modo de pensar a vida, só voltaremos para nós mesmos e nunca ao fútil existencial.

Imagem: Google

2 comentários:

NEL SANTOS disse...

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."(Albert Einstein).

É de um novo olhar que precisamos! Lindo texto!

Bjs!!!

Sandra C. disse...

Sim...Nada como um novo olhar de dentro para fora de sí mesmo, ou de um leito hospitalar (ou de ambos)para que mudemos a forma de vermos certas coisas...Muitas coisas...Mais difícil ainda é quando o olhar é de fora para dentro,do alto e ainda assim,vê-se a sí mesmo neste mesmo leito...Dentre outras coisas,depois disso,seguir adiante pode ser ao mesmo tempo assustador e extremamente prazeroso...O que gostavamos tanto,passamos a gostar tão mais (ou não!)e o que pouco nos importava,pode simplesmente inexistir(ou o contrário!)e percebemos,ainda que por um instante,que a vida pode ser sim,ao mesmo tempo cômica e trágica!
PS:(Um dos trechos escritos durante um dos internamentos hospitalares,tendo esse durado 23 dias,nunca publicado,até hoje).

Dica Cardoso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas