sábado, 21 de janeiro de 2012

Soneto ao plebeu de capital - por Sergio Martins




Às costas do Cristo Redentor estou.
Às avessas do cartão postal,
à sorte dos deuses do Planalto Central;
à sombra medonha dessa beleza sou

escurecido de pele, plebeu de capital,
coração suburbano, mente sempre à altura
das almas foscas, emagrecidas pela labuta
e enriquecidas de futebol e carnaval.

Na burguesia indiferente e senhora desse litoral
não há lugar para o que vê até mesmo na sua
pobreza a felicidade como liberdade incondicional.

Mas na favela do ser rejeitado mora uma certeza:
Os Cristos profanos que lhe dão uma vida nobre
onde a arte é ciência estranha- poesia e tristeza.

6 comentários:

Severa Cabral(escritora) disse...

Meu querido Serginho!
seu poetar é encantador,digno de elogios...
Eu fiquei me imaginando se escrevesse com todo esse glamour,seria chamada de que?
Vc posso chamar de escritor clássico...
bjs meu lindo!

。♥ Smareis ♥。 disse...

Oi Sérgio boa noite!

Uma beleza de Soneto, escrito com grande maestria. Beijos e ótima semana.

SOL da Esteva disse...

Sérgio

Mensagem linda a agitar consciências.
É necessária a Poesia de intervenção afim de despertar vidas que andam adormecidas.
Boa, Amigo.

Abraços

SOL
http://acordarsonhando.blogspot.com/

Renato Hemesath disse...

Muito bem elaborado.

A arte pode realmente parecer ciência estranha, principalmente se ela diz daqueles que a produzem, os quais sabem que poderão não ser entendidos em seus próprios sentidos.

Grande abraço!

Marcio Barreto disse...

Sergio, tudo bem?

Belas palavras, irmao.

Acesse meu blog e de lá, busque a Casa da Poesia, é uma comunidade de poetas, creio que gostarás.

http//comversoemrima.blogspot.com

Vamos nos linkando e ganhando espaco.
Que achas?

Abraco,
Márcio André

Marcio Barreto disse...

Sergio, tudo bem?

Belas palavras, irmao.

Acesse meu blog e de lá, busque a Casa da Poesia, é uma comunidade de poetas, creio que gostarás.

http//comversoemrima.blogspot.com

Vamos nos linkando e ganhando espaco.
Que achas?

Abraco,
Márcio André

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas