Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As vozes do mar por Sergio Martins


     No quintal da casa de meus avós havia um quartinho. Meu vovô Martins (tenho o mesmo sobrenome) querendo pôr freios em minha curiosidade, advertia-me a jamais entrar no quarto sem sua companhia, a pretexto de que eu bagunçaria seus valiosos pertences. 
    Certo dia, aproveitando a distração do bom velhinho, mesmo temendo abrir a "Caixinha de Pandora", adentrei ao espaço proibido; surpreendendo-me por uma coleção de livros. Como resultado de minha desobediência, cada livro que eu abria e na medida em que sua poeira subia, o espírito de seu respectivo autor me dominava. Naqueles  instantes, meus olhos e sentidos se enfeitiçaram de uma poética até então enigmática. 
      Acho que o receio do meu avó era que eu também fosse atingido pela magia dos livros, mas que não pode evitar: ao entrar ali, mergulhei profundamente num mar sem fundo, que seria por toda a vida, como um portal à dimensão onde me vi sem noção do tempo e espaço, mergulhado num universo de encantos. A partir disso, jamais deixei de ouvir e traduzir tal razão: as vozes do mar (ou do Martins). 




Imagem: Google

14 comentários:

Emilene Lopes disse...

Lindoooo, adorei.
Parabéns por este lindo texto!

Bjs

Mila

Unknown disse...

A nossa curiosidade que nos faz crescer e descobrir a vida e o mundo da parte de fora.

Um texto muito bonito.

Adriana Alencar disse...

Os livros são um universo à parte e quem os conhece nunca mais deseja deixá-los. Não entendi porque o seu avô os mantinha trancados...
Um abraço,
Adri

Bruno Teixeira disse...

Muito 10... como sempre digo, vc escreve muito bem.
Parabéns!
Aproveita esse talento.

Abrçs.
Bruno JP Teixeira - O Portuga
http://brunojpteixeira.blogspot.com/

Luanna Saraiva disse...

Eu simplesmente me embebeci com tamanha inocência e esperteza. Não há experiência mais sublime do que se descobrir no que há de mais enigmático no mundo: a arte da leitura. Acredito que ler e escrever são para poucos, e você meu caro amigo Sérgio é sem dúvidas um leitor e escritor de como poucos. Até procurei em minha mente um nome de autor ao qual pudesse lhe comparar, inutilmente, pois me dei conta que você é único nessa arte! Meus parabéns!
A propósito, que bom que gostou do cabelo, kkkk :D
Meu novo blog é mais para frases e sentimentos traduzidos em pequenas palavras, mas não abandonarei o outro de maneira alguma. Estive viajando e o deixei de lado um pouco :)

Chris B. disse...

Descobertas especiais que marcam...

Venho alimentar-me de teus escritos e agradecer o carinho com que me visitas, sempre a admirá-lo poeta querido.

Para você, deixo beijo, beijos e beijoss...

Diego! disse...

os livros...sempre esses objetos que parecem ter vida!


http://ligeiramenteblase.blogspot.com/

José Maria Lobato disse...

Olá!!!! E aí nesse quartinho você encontrou o seu destino, inspiração e veia artística!!! Lindo texto, parabéns!!!
Aproveito para informar que, por motivos de dificuldades em gerir diversos Blogues, resolvi reunificar meus 3 Blogues de Hobbies num só e juntar o Artesanato à Terapia Culinária com Receitas e ao meu Aprendizado Para Tocar Violão com músicas e acordes.
Agradeço visite algumas páginas do Novo Blogue de Artesanato e Hobbies já alteradas e actualizadas e me dê sua opinião a respeito num Inquérito que promovi. Obrigado, abraçooo, Zé Maria

NEL SANTOS disse...

Maravilhoso!!! Ah!... Reportou-me a minha infância!... Mas o amor pelos livros, adquiri através de uma prima que me apresentou a eles. Nunca mais parei de ler e encantar-me pela magia das letras! Agradeço pelo texto que escreveste. Trouxe-me gratas recordações... Sumi um pouquinho, estava viajando. "I'am back"

Bjs

lenalima disse...

Que bela magia...os livros!
lindo e emocionante!

parabéns poeta!
abraços!!!!

Cris de Sales Lobato disse...

Oieeee...
Que bom que abriste a porta e escolheste esta doce ilusão da qual vive o poeta!
Há os que deixam de abrir portas e acabam vivendo de ilusões, mas uma vida sem poesia!

Adorei a sua visita no Sítio e obrigada por dar-me a conhecer o seu blog.

Beijinhos.

Anônimo disse...

Que lindo!!! :)

Adorei seu espaço! desculpe a demora em retribuir a visita... (dias conturbados pra mim) rs.

Mas virei sempre te visitar, pq será muito prazeroso ler seus textos.

Grande abraço! :)

Sandra Portugal disse...

Nossa demorei para responder a sua solicitação pois estive de férias. Mas que surpresa ao aqui chegar! parabens!
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Flor de Lótus disse...

Oi,Sérgio!Lindos versos!
As ondas do mar são maravilhosas elas tem muitas lições para nos ensinar.
Um ótimo fim de semana!
Beijoss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas